Quando renovar os equipamentos de TI da minha empresa?

Publicado por Recife Tecnologia em

Todos sabemos que novos equipamentos são lançados com frequência. Servidores robustos, switches que organizam melhor a entrega de dados e estações de trabalho mais atualizadas. Porém, quando devo realmente atualizar o parque tecnológico da minha empresa? Nesse artigo mostramos o que você deve levar em consideração para tomar essa decisão.

Uma das principais maneiras de identificar que a renovação do parque tecnológico é necessário é quando o seu sistema fica lento ou começa a sair do ar com frequência. Em muitos casos essa falha pode partir da empresa que fornece o seu sistema, porém caso isso esteja acontecendo periodicamente fique alerta. Uma das possibilidades é a obsolescência de seus equipamentos.

Existem duas maneiras simples de aumentar a suspeita que os problemas no seu ambiente podem ser oriundos de equipamentos defasados. Uma dica é conhecer outra empresa que utiliza o mesmo sistema da sua empresa. Portanto, você pode perguntar diretamente se os problemas enfrentados pela sua empresa também está acontecendo na outra empresa parceira. Caso os problemas estejam ocorrendo apenas na sua empresa, os indícios do motivo ser os equipamentos é bem grande. Outra dica interessante é perguntar diretamente para o fornecedor de seu sistema. Faça as seguintes perguntas:

“Os problemas que vem ocorrendo com minha empresa também acontece com outras empresas?”

“Os meus equipamentos estão dentro das especificações sugeridas para rodar o sistema?

Se a resposta para essas duas perguntas for não está praticamente comprovado que você necessita de uma atualização no seu parque tecnológico.

Quais problemas são resolvidos com a renovação de equipamentos de TI?

  • Equipamentos antigos aumentam os custos de manutenção e atualizações. Peças já descontinuadas são mais difíceis de serem encontradas e em muitos casos só se encontram peças usadas.
  • Os processos e tarefas da sua empresa serão otimizados. Equipamentos novos, robustos e atualizados fazem com que seus colaboradores consigam realizar mais tarefas em menos tempo.
  • Problemas como o Downtime são comuns em ambientes desatualizados. Mantenha seu parque de equipamentos atualizado com bons equipamentos e diminua o downtime.

  • Diferencial competitivo: Com a tecnologia atualizada, você assegura que todos os recursos e funcionalidades estão disponíveis. Isso é imprescindível para que os colaboradores atuem com seu potencial máximo e, por consequência, tenham ideias diferenciadas.
  • Fortalecimento da segurança: A atualização da tecnologia aumenta a segurança da informação e fortalece esse fator. Por meio dela é possível garantir que todos os dados estejam armazenados sem correrem o risco de serem divulgados por um ataque malicioso.

Por que fazer?

A palavra inovação é o segredo do momento para a vantagem competitiva organizacional. Uma das formas de consegui-la é por meio da atualização dos equipamentos e sistemas tecnológicos utilizados pela empresa.

Esse é o caminho mais seguro para garantir o desenvolvimento do negócio e aumentar seu diferencial perante a concorrência. Os investimentos em TI também melhoram aspectos estratégicos e operacionais devido à contribuição com o fornecimento de informações, dados e insights que levem à expansão empresarial.

É importante destacar que essa medida pode ser adotada por pequenos, médios e grandes empreendimentos, porque, em qualquer dos casos, os pontos positivos são variados.

Defina as prioridades

A maioria das empresas não tem todo o valor necessário para o investimento na troca de todos os equipamentos. Portanto, se faz necessário criar um tipo de prioridade quando o assunto é substituição de equipamentos. Para se ter uma melhor definição do que é necessário substituir, o auxílio de profissionais especializados em TI e gerenciamento é primordial. Os profissionais irão identificar com clareza quais equipamentos necessitam ser substituídos sem parar a empresa. É muito importante que se tenha um olhar para o futuro, pois o equipamentos adquiridos agora devem estar preparados para a escalabilidade necessária do futuro.

Recife Tecnologia possui profissionais preparados para realizar uma revisão de todo o seu parque. Entre em contato com nossos consultores.

Uma ótima opção para o bom funcionamento da sua empresa é a terceirização e de TI, no qual profissionais preparados irão gerenciar toda a TI da sua empresa. Menos burocracia e mais assertividade. Esse serviço também é oferecido pela Recife Tecnologia .

× Como podemos te ajudar?