Wi-Fi 2.4 GHz ou 5 GHz? Qual o melhor?

Publicado por Recife Tecnologia em

Caso você esteja pensando em adquirir um roteador dual-band só para ter a frequência 5GHz querendo mais alcance e velocidade, avalie bem se vale a pena o seu investimento. Saiba qual a diferença e qual melhor se adequa pra você.

Qual a diferença entre Wi-Fi 2.4 GHz e 5 GHz?

Primeiramente é preciso ter bem claro na cabeça que esses canais são referentes à frequências (também conhecido como “banda” ou ondas de rádio) e não a velocidades. Essas frequências estão presentes nos atuais roteadores para a transmissão da conexão sem fio. As duas grandes diferenças entre as frequências de 2,4 GHz e 5 GHz são alcance e velocidade. A transmissão sem fio 2,4 Ghz fornece a internet para uma área maior, porém perde na velocidade. A 5 GHz no entanto fornece uma velocidade mais rápida na transmissão de dados para uma área menor. Logo, caso sua residência seja espaçosa ou você more em um apartamento com muitos cômodos, a conexão com 5 GHz pode não ser a mais indicada.

Outro ponto que devemos considerar é que a frequência 2,4 GHz é mais eficiente na hora de atravessar objetos sólidos – como paredes, pisos, etc – algo que o sinal de 5 GHz não consegue fazer com tanta facilidade.

Qual frequência escolher – 2,4 GHz ou 5 GHz?

Muitos fatores interferem nessa decisão. Se você possui muitos dispositivos wireless – como teclados, mouses, impressoras, telefones sem fio – saiba que os mesmos utilizam a frequência 2,4 GHz. Isso significa que a sua conexão pode ficar um pouco comprometida no quesito velocidade de transmissão de dados, como destacado anteriormente. Micro-ondas, câmeras de monitoramento, smart tvs, etc, todos esses aparelhos (e muito mais) utilizam o comprimento de onda de 2,4 GHz. A maior parte da indústria se firmou em torno desta frequência, onde a produção de antenas, rádios e chips é muito mais barata do que nos dispositivos focados em 5 GHz.

Então possivelmente, se existe um grande número de dispositivos acima citados no seu local de trabalho ou em sua casa, provavelmente a banda 2,4 GHz poderá congestionar, ocasionando uma perda de velocidade na transmissão de dados.

Já sobre a frequência 5 GHz o uso é ideal para dispositivos como notebooks, smartphones, consoles de jogos e tablets, devido sua alta capacidade de transmissão de dados e mais indicado para conexões dentro de casa. Se seu roteador fica no mesmo cômodo que esses aparelhos, melhor optar pelo canal 5 GHz. É importante destacar também que é necessário verificar se seu smartphone ou outros dispositivos possuem antena para reconhecer essa frequência. Segue abaixo uma imagem para facilitar em sua decisão:

× Como podemos te ajudar?